quinta-feira, 25 de junho de 2009

Terceiro Boletim


PT PrecariAcções Nº 3


Caros colegas:


Durante algum tempo estivemos ausentes. A nossa vida precária, com os horários desadequados, as folgas intercaladas, e o esticar do dinheiro até ao fim do mês, impedem-nos de ter uma presença mais constante com este boletim. Tentando mudar um bocado o formato dos primeiros dois, reduzimos o número de eixos e passamos a concentrar a nossa voz apenas num ponto essencial da nossa intervenção. Esperemos que não estranhem esta mudança. Estamos em vésperas de eleições, e aquilo a que se assiste do governo é uma atitude de um total alheamento face aos problemas das pessoas, criados por esta dura crise económica que a todos afecta e que nos põe a nós, os pequenos, a pagar a factura, enquanto os grandes, os banqueiros e os administradores das grandes empresas, os responsáveis pela crise, continuam impávidos e serenos perante a situação, com milhões do governo à sua disposição. Temos de reagir!!


Contratação de 400 novas pessoas:


A PT anunciou recentemente, através do seu presidente, o senhor Zeinal Bava, que iria este ano fazer cerca de 400 novas contratações de pessoal, ao abrigo de programas de recrutamento de jovens licenciados e técnicos. Queríamos dizer que, em vez de querer fazer este tipo de contratações, que olhem para dentro da empresa, para os Call Centers da PT Contact, onde estão muitos jovens licenciados, com elevados conhecimentos e competências técnicas, que podiam ser integrados noutros departamentos da empresa, possivelmente criando mais riqueza para esta e realizando-se mais profissionalmente. Tornando assim desnecessárias estas novas contratações, provavelmente poupando com isso, e criando uma dinâmica de progressão dentro da empresa que contribuiria para melhorar os índices de produtividade e satisfação laboral.



Sobre os novos incentivos à excelência laboral:


Muito recentemente a PT Contact decidiu criar um programa de incentivos à excelência e ao cumprimento de objectivos. Começaram por distribuir pelos comunicadores agendas e pen-drives como recompensa e agradecimento pelo nosso esforço e pela qualidade do nosso trabalho. Não querendo olhar o dente ao cavalo dado, queremos só salientar uma coisa, vemos com bons olhos que a PT crie um sistema de incentivos, vemos com bom grado este novo programa como já víamos o dos bilhetes de cinema, mas não podemos deixar de dizer que o esquema que devia ser implementado não é o de dar uns presentes aos comunicadores quando chega o fim do mês com uma palmadinha nas costas de reconhecimento. O que de facto deveria ser feito, e que não custaria assim tanto à empresa, era um aumento salarial a toda a gente. Isso sim, seria um enorme incentivo à melhoria do desempenho de todos os comunicadores e restantes trabalhadores do Call Center. Mas claro, sai mais barato uns restos de material promocional. Nós dizemos obrigado, mas queremos mais. O verdadeiro incentivo à excelência no trabalho é uma recompensa justa pelo trabalho feito!



Sobre a acção sindical:


Queríamos falar sobre os sindicatos presentes aqui. Nos dois primeiros boletins não abordámos esta temática, por ser delicada por um lado, e por necessidade de abordar outras questões mais urgentes. A ideia geral que temos nós, e cremos que o resto das pessoas aqui, é de que os sindicatos não fazem nada. Esta ideia surge muito pela presença muito pouco visível quer do SINTTAV quer do SINDETELCO, exceptuando esporádicas distribuições de panfletos. Queremos dizer que entendemos que a luta pelos nossos direitos passa sobretudo pela acção dos sindicatos e que é aos sindicatos que cabe liderar as reivindicações por melhores condições de trabalho no panorama geral do trabalho precário nos Call Centers. Para isto, entendemos que terão de ser os próprios trabalhadores, ou seja nós, a pressionar os sindicatos e a exigir destes uma presença mais constante e uma intervenção mais firme junto da direcção da PT. Achamos que os sindicatos podem e devem ter uma presença mais forte e mais combativa pelos nossos direitos junto da empresa e por isso temos de ser nós a pressiona-los para que ajam. De outra forma apenas se perpetuará o actual marasmo da acção sindical nos Call Centers da PT.

Sem comentários:

Enviar um comentário