quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quarto Boletim

PT PrecariAcções Nº 4

Caros colegas:


Estamos de volta para continuar a luta. Ultimamente temos assistido a muitas verdades sobre a actual crise económica. Assistimos à revelação dos podres de uma classe política portuguesa em conluio com as elites dirigentes dos bancos e da alta finança com os casos BPN e BPP. A forma como estes senhores tratam os nossos futuros e o que representamos para eles. Somos as alavancas das grandes fortunas, mas continuamos a ser pisados quando se trata dos nossos direitos e de termos uma vida digna. Face a isto a opção que nos resta é lutar. Continuar a resistir, resistir sempre. Temos de afirmar a nossa voz. Fazer perceber que somos muitos, que somos importantes e que queremos uma vida melhor, com um futuro fora desta crise. Entendemos ainda que a nossa luta se deve enquadrar junto das instituições que a podem conduzir. Estamos obviamente a falar dos sindicatos. E sobre este assunto apenas pretendemos repetir o que já dissemos no último boletim. Devemos procurar os sindicatos. Levar-lhes os nossos problemas. Exigir que nos ouçam, que façam assembleias onde discutam os problemas connosco. Pressioná-los para que percebam a nossa luta e ajam em nosso nome. Só com a força dos sindicatos poderemos vencer esta luta!




Sobre as Empresas de Trabalho Temporário:


Há tempos, no nossa primeira aparição, falámos das empresas de trabalho temporário. falámos do quanto ganham com cada um de nós, de quem são, do que fazem. Pensámos voltar à carga neste número. Porque nunca é demais falar sobre aquele que consideramos ser o nosso principal problema. Já muita coisa se disse a propósito das Empresas de Trabalho Temporário. Os 12 euros que ganham à hora por cada um de nós, a indefinição sobre quem decide a percentagem que nós ganhamos do que lhes é pago, e usamos estas palavras porque são eles que ficam com a maior fatia do bolo, a legalidade do contrato de trabalho temporário quando o trabalho que fazemos não é temporário. Mas não é sobre estes pormenores que são de facto pormaiores que vos queremos falar desta vez, mas daquele que consideramos ser o problema central das Empresas de Trabalho Temporário. Ao contrário do que muitos pensam, o tipo de organização do trabalho no nosso Call Center não é um fenómeno isolado ou típico da PT Contact ou mesmo da PT Comunicações. O trabalho temporário, que nós consideramos, obviamente, como trabalho precário, ao contrário do que dizem os senhores da APETT, Associação Portuguesa de Empresas de Trabalho Temporário, que acham que apresentam aos trabalhadores enormes vantagens como maior facilidade de primeiro emprego, com flexibilidade de horários, valorização curricular, organização profissional, e, que espanto, possibilidade de ser recrutado pela empresa empregadora. Caros colegas, alguém vê ou já viu isto na PT Contact? O que nós queremos aqui denunciar é a estratégia de implementação global deste tipo de organização laboral. O trabalho temporário não se confina aos call centers, mas é o futuro da organização do trabalho. Por todo o lado se começa a ver. Basta olhar à nossa volta. Muitos de nós assistiram ao processo dentro da própria PT. A passagem aos contratos temporário com empresas fora do grupo PT, a redução dos salários, a perda dos prémios. Fora da PT a função pública a começar a fazer contratos só a prazo, os recibos verdes. Nas sector privado a mesma coisa. A banca, com os maiores lucros, a não pagar horas extraordinárias e só com contratos a prazo. É este o futuro que os governos e os patrões da Europa com os novos códigos do trabalho, com os ataques aos trabalhadores, com as perdas de direitos, é este futuro que nos querem impor. Um futuro de vidas adiadas, um futuro com a corda ao pescoço até ao fim do mês, um futuro sem poder constituir família, é este o futuro que nos está reservado e é este futuro que temos de combater. É essencial que a reacção contra o trabalho temporário se comece a construir. Temos de dar uma resposta. Temos de dizer não a uma não-vida. Não somos autómatos para render dinheiro a quem nada nos dá. Somos homens e mulheres com ambições e desejos e sonhos. Queremos respeito pelo nosso trabalho! Queremos ser recompensados justamente pelo nosso trabalho! Queremos uma vida melhor!



Outra vez sobre os incentivos à excelência laboral:


Há uns meses falámos aqui sobre a criação por parte da PT Contact dos incentivos à excelência do trabalho e ao cumprimento dos objectivos. Na altura tivemos boa receptividade a esta iniciativa, apontando apenas que entendíamos que o reconhecimento ao nosso bom trabalho se deveria traduzir em aumentos salariais, mas que agradecíamos e apreciávamos o que estava a ser feito. Agora o incentivo oferecido é a entrega de 25 euros em chamadas TMN por mês. Temos que admitir que é um belo incentivo, que para muitos de nós significará a poupança de dinheiro com telemóveis. Contudo reafirmamos o que dissemos da última vez. Apreciamos, agradecemos, mas continuamos a achar que este é o caminho fácil. O melhor para os trabalhadores da PT Contact seria um aumento salarial. Os 25 euros são bem vindos, mas seria positivo poder gastá-los onde quiséssemos e não necessariamente em chamadas telefónicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário